News

6/recent/ticker-posts

Criptomoeda é realmente segura?

Criptomoeda é realmente segura?

  

Criptomoeda é realmente segura?

Com o aumento da popularidade das criptomoedas nos últimos anos, o questionamento mais frequente para as pessoas que estão entrando no mundo cripto é se criptomoeda é realmente segura.

Para entender sobre segurança, precisamos falar das tecnologias envolvidas nas criptomoedas, começando pela blockchain.

Blockchain


Essa tecnologia é baseada em blocos de informações onde cada uma delas tem sua função matemática que garante o sigilo. Cada bloco desse é denominado Hash. Para que cada informação seja acessada é preciso decifrar cada um desses blocos.

É um sistema tão complexo que, até o momento, nenhuma pessoa conseguiu fraudar uma transação por meio da Blockchain.
 

2FA - Autenticação de Dois Fatores


Além da tecnologia citada acima, as transações exigem uma autenticação de dois fatores. Normalmente é solicitado um código que foi enviado para seu email para que a transação seja iniciada. Também é comum ser enviado por SMS ou até mesmo por aplicativos 2FA.


Descentralização


Diferente das moedas administradas por nações, como real, dollar e euro, o valor das criptomoedas são impulsionados inteiramente pela oferta e demanda, criando oscilações radicais que produzem ganhos ou perdas gigantes para os investidores.

Isso acontece pois os investimentos em criptomoedas estão sujeitos a uma proteção muito menos regulatória do que os produtos financeiros tradicionais, como ações, títulos e fundos de participação.

Mesmo existindo várias medidas de segurança, não significa que as criptomoedas não podem ser hackeadas. E quando acontecem essas violações, custaram caro a start-ups de criptomoedas.

Um exemplo: Os hackers conseguiram penetrar no Coincheck e roubar a quantia de US$ 534 milhões das carteiras ligadas a empresa. Também acessaram o BitGrail, de onde levaram US$ 195 milhões, fazendo com que esses ataques fossem uma das maiores violações de criptomoedas de 2018.


Criptomoeda é realmente segura?


Transações de criptomoedas: As transações de criptomoedas por meio da blockchain são seguras. tendo em vista a quantidade de valor movimentada diariamente e a tecnologia disponível no mundo, ninguém até o momento conseguiu fazer uma transação fraudulenta.

Investimento em Criptomoeda: Como qualquer outro investimento, as criptomoedas também possuem seus riscos. Os especialistas classificam esse tipo de investimento como de Alto Risco devido a volatilidade do mercado e a falta de regularização, como citado acima.

Temos um artigo com 3 dicas para investir em criptomoeda com segurança, vale a pena dar uma olhada.


Postar um comentário

0 Comentários