Criptomoeda é realmente segura?
Com o aumento da popularidade das criptomoedas nos últimos anos, o questionamento mais frequente para as pessoas que estão entrando no mundo cripto é se criptomoeda é realmente segura.
Para entender sobre segurança, precisamos falar das tecnologias envolvidas nas criptomoedas, começando pela blockchain.
Blockchain
É um sistema tão complexo que, até o momento, nenhuma pessoa conseguiu fraudar uma transação por meio da Blockchain.
2FA - Autenticação de Dois Fatores
Além da tecnologia citada acima, as transações exigem uma autenticação de dois fatores. Normalmente é solicitado um código que foi enviado para seu email para que a transação seja iniciada. Também é comum ser enviado por SMS ou até mesmo por aplicativos 2FA.
Descentralização
Diferente das moedas administradas por nações, como real, dollar e euro, o valor das criptomoedas são impulsionados inteiramente pela oferta e demanda, criando oscilações radicais que produzem ganhos ou perdas gigantes para os investidores.
Isso acontece pois os investimentos em criptomoedas estão sujeitos a uma proteção muito menos regulatória do que os produtos financeiros tradicionais, como ações, títulos e fundos de participação.
Mesmo existindo várias medidas de segurança, não significa que as criptomoedas não podem ser hackeadas. E quando acontecem essas violações, custaram caro a start-ups de criptomoedas.
Um exemplo: Os hackers conseguiram penetrar no Coincheck e roubar a quantia de US$ 534 milhões das carteiras ligadas a empresa. Também acessaram o BitGrail, de onde levaram US$ 195 milhões, fazendo com que esses ataques fossem uma das maiores violações de criptomoedas de 2018.
Criptomoeda é realmente segura?
Investimento em Criptomoeda: Como qualquer outro investimento, as criptomoedas também possuem seus riscos. Os especialistas classificam esse tipo de investimento como de Alto Risco devido a volatilidade do mercado e a falta de regularização, como citado acima.
Temos um artigo com 3 dicas para investir em criptomoeda com segurança, vale a pena dar uma olhada.
0 Comentários